Distrito de Primavera, Município de Canabrava do Norte. Quando da realização do seminário ambiental, em junho de 2007, várias comunidades ficaram de por em prática algumas propostas de preservação, proteção do meio ambiente e reflorestamento de matas ciliares, nascentes e áreas de reserva legal.
A Escola Municipal de Primavera comprometeu-se em desenvolver um projeto de educação ambiental, inicialmente fazendo uma horta para a produção de verduras para a merenda escolar e um viveiro de mudas de árvores nativas e frutíferas para a arborização do pátio da escola.
Desde o início do segundo semestre escolar, vem usando como material didático os materiais informativos da Campanha Y' Ikatu Xingu, que receberam no seminário de Canabrava e a elaboração de um projeto e educação ambiental, onde envolve a direção, os professores, zeladoras, merendeiras até os motoristas que transportam os alunos de suas casas até à escola.
Com o intuito de por em prática o prometido, em 07 de setembro desse ano, realizou uma gincana para a coleta de sementes de espécies nativas, envolvendo todos os alunos, desde a primerira série do ensino fundamental até os alunos do ensino médio. Foram arrecadadas sementes de 92 espécies nativas da região do Distrito de Primavera.
Já cercou com tela o local, no pátio da escola, onde será implantada a horta e o viveiro de mudas que serão usadas para a arborização do pátio.
Nos dias 19 e 20 de setembro, a Secretaria de Agricultura e Maio Ambiente de Canbrava do Norte, promoveu um curso de horticultura para os alunos e professores. E nos dias 26 e 27 de setembro houve uma palestra sobre legislação ambiental para os alunos da Escola Municipal de Primavera e agricultores da Gleba Tatuibi, também oferecida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Canabrava do Norte.
A escola tem como parceira nesse rabalho a associação dos Pequenos Produtores de Gleba Tatuibi, a mesma onde se encontra a escola.