sábado, 17 de agosto de 2013

Sonho que se sonha junto

Sckarleht Martins e Dandara Palmares, acadêmicas do curso de Jornalismo da UFMT/Cua,irão participar do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, com a apresentação do artigo "PEC 215: A Narrativa Social nos Caminhos do Discurso Midiático". 

As estudantes se mostram preocupadas em como os temas ambientais, principalmente os que envolvem causas indígenas, estão sendo noticiados e discutidos pela grande mídia. Nessa perspectiva elas tem contribuído ativamente nas discussões a cerca da causa dentro e fora da universidade. 



PEC 215: A Narrativa Social nos Caminhos do Discurso Midiático


Resumo: Este artigo analisa a cobertura da revista Veja e dos jornais Folha de São Paulo e Brasil de Fato em relação às manifestações indígenas na Câmara dos Deputados, em abril deste ano. Os índios ocuparam o plenário durante a votação da Proposta de Emenda Constitucional 215, que transferia da Funai para o Congresso a competência para a aprovar a demarcação, titulação e homologação de terras. Observa-se que o assunto foi tratado de maneira diferente por cada veículo, de acordo com a sua linha editorial. No discurso de Veja o protesto é caracterizado como baderneiro e antidemocrático. A Folha de São Paulo apesar do caráter de reprovação ao ato observa que os indígenas colaboraram com a negociação. E o jornal Brasil de Fato prefere uma abordagem mais interpretativa dos fatos, resgatando o histórico e os motivos políticos da ação dos índios.


Palavras-Chave: Indígenas 1. PEC 215 2. Veja 3. Folha de São Paulo 4. Brasil de Fato 5.




Nenhum comentário: